domingo, 29 de março de 2009

Um (bom) fim para os celulares




Há poucos dias troquei de celular pela 5ª vez. Engraçado. Cada vez mais as operadoras oferecem aparelhos novos para a troca com 1001 facilidades para o consumidor. O meu, por exemplo, pelo 3º ano consecutivo, saiu uma bagatela. Mas, e os antigos? Ainda não tinha me dado conta. Continuam todos em casa, nas respectivas caixinhas, mesmo sem funcionar.
Estou certa de que não sou a única pessoa a passar por esse problema. Você sabe qual é o melhor destino para os celulares que não são mais utilizados? Lixo doméstico? Nem pensar!
Ainda não há uma regulamentação sobre o descarte de celulares no Brasil, mas a discussão sobre o assunto tem como foco responsabilizar o produtor do aparelho. Ou seja, assim como existe a facilidade de adquirir o produto, também é necessário que tenha um mecanismo que os recolham após a inutilização.
Os metais contidos no celular são altamente nocivos, por isso não podem ser descartados no lixo comum. Para solucionar essa questão, quando você tiver que se desfazer do aparelho, procure uma assistência técnica autorizada. Eles geralmente recolhem o material e encaminham para o melhor destino.
Uma medida bacana das operadoras Vivo e Claro é a campanha para a reciclagem e reutilização dos aparelhos velhos. Se o seu celular é de uma dessas operadoras, vale a pena procurar uma loja para depositar o “velho de guerra” que já não funciona mais. Com esse ato, grande parte da matéria prima para a produção de novos será economizada e, com isso, teremos a enorme redução da emissão de gases poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário