domingo, 29 de março de 2009

Fundando uma ONG



Para fundar uma ONG é necessário aglutinar esforços, o primeiro passo é reunir pessoas interessadas em torno da idéia, para que se possa definir os objetivos e a forma de atuação que deverá ser adotada. Esta fase de planejamento é extremamente importante, visto que, uma das principais problemas das ONGs é ter um planejamento que garanta sua viabilidade a longo prazo. Reúna as pessoas distribua tarefas e marque uma assembléia..A realização da primeira Assembléia Geral, constitui o marco fundador de uma ONG, pois, é na mesma que sua constituição é oficializada com a redação da proposta de Estatuto e a definição de sua missão.
Durante a Assembléia deverá ser eleita uma mesa diretora com um presidente e dois secretários. Havendo a necessidade de registro de presença em dois livros: O livro de Atas no qual todas as informações discutidas na assembléia fundadora e em futuras reuniões deverão ser registradas e no livro de presença que registrara os participantes da Assembléia. O presidente recém-eleito deverá dar inicio aos debates com base em uma pauta previamente definida, neste momento o principal foco de discussão deve ser o Estatuto.
Cada artigo do Estatuto devera ser discutido e devidamente aprovado pela Assembléia, para tanto a mesa diretora deverá lê-lo por inteiro distribuindo cópias a todos os presentes. Abaixo itens indispensáveis a serem observados na elaboração do Estatuto:

Nome e sigla da entidade;
Sede e foro;
Finalidades e objetivos;
Se os sócios respondem pelas obrigações da sociedade;
Quem responde pela entidade;
Os sócios e seus tipos, entrada e saída, direitos e deveres;
Poderes, tais como assembléia, diretoria, conselho fiscal;
Tempo de duração;
Como os estatutos são modificados;
Como a entidade é dissolvida;
Qual o destino do patrimônio, em caso de dissolução.


A eleição da diretoria deve seguir o que foi aprovado no Estatuto; e após eleita, deve ser realizada a posse dos cargos aos eleitos.
Pronto a ONG está fundada, agora é preciso fazer os registros necessários, junto aos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário